O Sindicato dos Comerciários do Rio notificou mais de 350 lojas do Rio por descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho neste feriado da Sexta-feira Santa (dia 29). A entidade fiscalizou estabelecimentos nas zonas Norte, Oeste e Sul da capital fluminense, e flagrou violações ao acordo que determina jornada especial de seis horas nos feriados, com pagamento de lanche e folga compensatória em até 30 dias.
Segundo o sindicado, em diversos estabelecimentos, principalmente os localizados em shoppings da cidade, os trabalhadores estavam escalados para uma jornada de oito horas, já que os estabelecimentos estavam com o funcionamento das 10h às 22h.
O presidente do Sindicatos dos Comerciários, Márcio Ayer, identificou vários lojistas sem a homologação do termo de adesão necessário para a abertura do comércio no feriado.
“A fiscalização é muito importante para garantir o cumprimento do acordo da categoria e o direito do trabalhador”, afirmou Ayer, em nota.
As empresas que foram notificadas deverão apresentar ao sindicato a documentação necessária e terão aplicação das medidas cabíveis.
(Por Extra — Rio de Janeiro).